domingo, 17 de maio de 2015

'Cazamigas' ! /retomadas

Aviso aos navegantes: parei de me desculpar por escrever demais. hahahah

E aí, pessoas?! 
Tudo belezinha? Como passaram a semana?
Por aqui foi tudo ótimo! Semana especial que merece post especial e aproveito mais essa oportunidade pra contar um pouquinho mais da mim. 

Em momento raro, minhas queridas amigas Marcela, Pri de Santi e eu tivemos dois dias seguidos juntas! Quinta foi o níver da Mar, então almoçamos juntas no shopping. 



Essa foi para o Projeto "Reflexos" da Mar, que é fotógrafa! :-) 
Tão gostoso passar o almoço colocando o papo em dia, experimentar jaquetas vermelhas e tênis amarelos juntas! hehehe Esquecemos de esconder as sacolinhas, as evidências da nossa vaidade consumista! kkkkk

Depois a Pri voltou para o trabalho  e eu ainda tinha mais um tempinho, então fui pra casa da Mar pra comemorar também com a sua mamãe (a Tia Sônia), seu pai e sua irmã Carolina. 





ahana eu amei essas fotos! Principalmente a do "No flash!" - desespero de fotógrafa diante de fotos amadoras! kkkkk Bom, eu já deixei uma homenagem bonitinha pra Mar no Facebook e nesse post aqui (um dos primeiros do blog) já falei um pouco sobre ela

Na sexta as comemorações continuaram, dessa vez com o noivo da Pri, o João Paulo (ou nosso 'Jão' hehe). Finalmente conheci a casinha deles (depois de tantos anos acompanhando a luta deles para essa conquista) e fiquei tão emocionada!!! A casa está tão linda e eles merecem tanto! Eu falo sempre que a Pri e o João são dois anjos na minha vida por sempre me tratarem com tanto carinho e consideração e por estarem sempre dispostos a me ajudarem. Aliás, já ajudaram, tanto e tantas vezes! Eles merecem ter uma casa linda (e cheia de coisas vermelhas - cor que eu amo hehehe) e eu não podia tá mais feliz por eles! Foi um dia histórico! 

E aqui tá a sala linda, depois da nossa bagunça! hehe 

Comemos pizza delícia, servida pelo nosso gentleman JP! ˆ ˆ Depois mais um bolinho (aliás, bolo sósia do dia anterior, porque pra Mar tem que ser de chocolate e sem cereja ;-) hehe ) E, chocolate quente com Nutella que o Jão fez pra mim! (eu disse que ele é um anjo!) 

E nas muitas fotos tiradas pra chegar nessa foto:


O Google intrometido fez um gif, que ficou assim e eu rachei de rir! kkkkk


E um resumo em fotos da nossa noite: 


Foi tão gostoso colocar o papo em dia e rir muito e dividir nossos próximos passos e planos. Como a Mar disse, mesmo com toda aquela pizza e bolo na barriga saímos super leves de lá! hehehe Porque com eles eu me sinto livre de toda ansiedade e preocupações, e cada reencontro é cercado de tanto amor, respeito, gratidão e carinho que só os melhores sentimentos conseguem ficar. 
Agora vocês conhecem 3 das pessoas mais importantes da minha vida!
O João chegou depois, me comprando com uma janta no JinJin kkkkk (na verdade, muitas outras jantas se seguiram, mas o que me conquistou realmente foi todo o amor que ele tem pela minha maninha-xará). 

A Pri, a Mar e eu nos conhecemos há 13 anos!
A Professora de Matemática (qual era o nome, Flávia?) Colocou a gente pra fazer um trabalho juntas. Não sei se saiu algum cálculo dali, mas a amizade que nasceu veio na medida perfeita!
Eu já tinha ouvido falar da Pri pela nossa amiga em comum Liciane (na verdade, quando era criança, tinha ciúmes quando a Lici falava que ia na casa da outra amiga Pri hehe). Quando eu entrei no COC e nós três estávamos na mesma classe, eu tinha 15 anos e estava no auge da minha primeira grande crise depressiva. No começo não conseguia falar com ninguém... faltei das aulas por mais de um mês (foi quando comecei a fazer terapia e dali começava a jornada que me levou a escolher ser uma Psicóloga) e quando finalmente voltei pra escola a nossa sala me recebeu com uma salva de palmas. kkkkk 

Já melhor com os tratamentos, o resto do ano foi maravilhoso e fiz muitos amigos queridos nessa época! Inclusive a Mar e a Pri. O tempo foi passando (diferente da Pri e eu naquele segundo colegial, aquele ano a gente não passou não, porque xará que é xará, até o ano repete junto kkkkk). Embora lembre com carinho dos coleguinhas daquela época e mantenha certo contato com alguns pelo facebook, etc... as amigas que permaneceram mais próximas foram a Pri e a Mar. A Mar nos deixou no interiorrrr pra morar em São Paulo, e teve uma época que eu só via ela nos aniversários da Pri. Não lembro se já contei isso pra ela alguma vez, mas nessas vezes eu sempre sentia que nós podíamos ser mais amigas, e chegava a orar pra que nós nos aproximássemos mais. E como sempre digo aqui, O Senhor responde nossas orações e nos últimos anos, mesmo com a distância, temos nos visto e participado da vida uma da outra muito mais! 

A Pri! A Pri e eu temos a amizade mais pura, desinteressada, incondicional. Ela me ajudou muito a compreender melhor minha fé em Deus e foi instrumento nas mãos Dele em muitos momentos cruciais da minha vida. Além de xará, já foi colega de classe, chefe, mas principalmente foi, é e sempre vai ser, minha mana, meu anjo!

Não dá pra escrever em um post tudo que tem acontecido nesses 13 anos de amizade. O que posso dizer é que elas me completam, me equilibram e me motivam sempre. Obrigada meninas, por uma amizade tão rara, uma história tão linda, um companheirismo e amor tão verdadeiros!

Bendita professora de matemática!!! Pra ela a minha eterna gratidão!

Agora, uma valiosa relíquia pra vocês kkkkkk 


Geeeenteee!! Parece que foi em outra vida! kkkkkkk Feira de Ciências do COC! (Feciarte) 

E já que contei um pouco dessa época aproveito para contar algumas "velhas novidades" - já explico. 
Pra não perder a nossa parte "Priscicológica" né hehe (gente, meu vício em risadas virtuais está incontrolável ultimamente kkkk - viu?!).
E compartilho mais uma vez, por algumas coisas que outras pessoas têm dividido comigo. 

Como já disse, na época em que conheci as meninas comecei a fazer terapia e me ajudou tanto que resolvi que queria ser uma Psicóloga também. Infelizmente ainda existem muitos receios e preconceitos relacionados à minha querida profissão. 
Isso ficou bem claro pra mim umas semanas atrás. Alguém me mandou longas mensagens para explicar o porque ele não precisava de terapia. Duas mulheres conversando comigo, me disseram que uma delas estava fazendo terapia. A outra logo disse: "Mas explica pra ela o porque senão ela vai pensar que você é doida!". A minha resposta pra essas situações é sempre a mesma: "Eu sou Psicóloga, pra mim todo mundo tem que fazer terapia!". Falo dando risada, mas não deixa de ser verdade. 

Não sei se é coincidência, mas quanto mais me aproximo do fim do meu curso, mais amigos me procuram para desabafar e pedir conselhos. Não me entendam mal, não estou reclamando disso.(Embora esteja começando a achar que vou precisar agendar horários, porque está ficando difícil lembrar de responder todo mundo hehe). Sempre gostei de ouvir as pessoas e foi um das grandes razões pra achar que essa era mesmo a minha vocação (como eu digo, ninguém escolhe Psicologia - quem em sã consciência iria querer saber dos problemas dos outros? , a Psicologia que te escolhe e aí não tem jeito). Embora me sinta lisonjeada pela confiança e aproveite para ganhar experiência que estágio nenhum conseguiria me dar... fico pensando se algumas pessoas não me procuram por se sentirem mais confortáveis pensando que estão "só falando com uma amiga" do que procurando uma Psicóloga. 

Claro que existem situações e situações, pessoas e pessoas. Alguns já tentaram e tiveram experiências ruins. Sempre falo que não se deve desistir da terapia (quando necessária) por causa disso. A Psicologia envolve diferentes teorias e abordagens. É preciso encontrar o profissional com quem você se sinta melhor e que consiga te ajudar mais. 

Hoje mesmo uma página de Psicólogos que eu curto no Facebook publicou isso aqui: 


Não faz muito tempo o Elder Holland, do Quórum dos 12 apóstolos, deu um discurso na conferência geral sobre depressão (neste link é possível ler/ouvir ou assistir esse discurso). Ele explicou a importância de procurar ajuda profissional para problemas emocionais, quando necessário: 

"Se as coisas continuarem a ser debilitantes, procurem o conselho de pessoas de confiança, com formação profissional comprovada, competência e bons valores. Sejam honestos com elas sobre sua história e suas dificuldades. Em espírito de oração e de modo responsável, ponderem o conselho delas e as soluções que receitarem. Se vocês tiverem apendicite, Deus espera que procurem uma bênção do sacerdócio e também o melhor atendimento médico disponível. O mesmo se dá com os distúrbios emocionais. Nosso Pai Celestial espera que usemos todos os maravilhosos dons que Ele concedeu nesta maravilhosa dispensação." 

Posso deixar meu testemunho aqui de que a Psicologia é inspirada por Deus - embora tenha muitas teorias e profissionais equivocados e até mesmo contrários aos princípios do evangelho - O Senhor avisou que tempos trabalhosos viriam e tanto pela minha experiência pessoal, quanto pelas revelações que recebi me dizendo que eu deveria me tornar uma Psicóloga, sei que Ele quer que Seus filhos procurem a ajuda necessária. A terapia deve ter como objetivo a autossuficiência emocional do indivíduo e isso está plenamente de acordo com o que aprendemos na Igreja de Cristo. Simplesmente requer a humildade de reconhecer quando precisamos de auxílio extra. 

Recentemente eu voltei na minha Psicóloga (a mesma que me inspirou a seguir essa área) e retomei minha terapia.(Depois de 5 anos sem). Primeiro, porque como estou perto de me formar e pretendo clinicar, queria relembrar como é essa experiência antes de ingressar na área profissionalmente. Segundo, como expliquei pra um amigo: "pela dificuldade de desapegar do passado, falta de esperança no futuro e carência no presente" hehehe. Embora consiga lidar com muitas questões psicológicas eu mesma, reconheci que não estava conseguindo superar alguns problemas sozinha. Em apenas duas sessões já me sinto tão melhor e tem me ajudado tanto!

Então, meus queridos... Na minha humilde opinião, deixo aqui o meu incentivo e apoio para todos os que estão passando por problemas emocionais maiores do que conseguem suportar. Não é vergonha ou falta de fé precisar de terapia. 
Essa semana eu saí da minha sessão de terapia com a mente renovada e saí dos meus encontros com minhas melhores amigas leve e feliz. E o que eu vejo é que há um bem que uma boa conversa com os amigos faz que nem mil horas de terapia poderiam fazer. E da mesma maneira, tem coisas que a terapia ajuda de forma que nem os mais bem intencionados dos amigos poderiam ajudar igual.

Minha gratidão ao Senhor por colocar ao meu alcance todos os recursos para melhorar, crescer e ser feliz. Por ter uma Psicóloga maravilhosa e amigos mais incríveis ainda. 
Mais uma vez meu obrigada, Mar e Pri (E Jão!), pelos momentos tão gostosos, por todos esses anos de amizade, e por terem lá atrás, ajudado aquela japinha esquisita de 15 anos a se erguer... e por continuarem até hoje me ajudando a me manter de pé! Sempre em frente! Sempre melhor quando estou com vocês!

Bom, agora já deu, né?! Só contar outras duas coisas que estou retomando: depois de 15 anos, voltei a fazer aulas de piano (que merecem um post a parte) e academia (não sei depois de quanto tempo, somos que nem casal chato de facebook, terminamos- voltamos - terminamos -voltamos hahahah agora entrei com 6 meses pagos pra não desistir tão cedo kkkkk).. 

Pra terminar, um pouquinho de humor terapêutico:



Boa semana, galera!!! Cuidem-se! (Corpo, mente e coração! ) 












6 comentários:

  1. Amei Pri!! Me senti lisonjeada! Super homenagem!
    Obrigada por fazer parte da minha vida! - agradeço sempre meeesmoo!
    Vc me contou sobre as orações pela nossa aproximação, por isso não me canso de agradecer!

    E bendita seja a professora de matemática!!!
    Kkkkk
    Não saiu cálculo, lembro q essa parte o Gui resolveu! Ele sempre foi bom em matematica! Rsrsrs... abafa...

    Falou td sobre a terapia! Faço já há dois anos e não pretendo parar!

    Continue escrevendo!
    Siga em frente!
    Tamo junto!
    Bjobjobjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marzinha! Que bom que gostou!!!!! :-D foi um post muito especial pra mim!!!!
      bjooooo

      Excluir
  2. Eu estou mandando essa mensagem às 3:56 da manhã e não as 23:55 senhor google!!!
    Insonia - partiu praseuropa!

    ResponderExcluir
  3. Pri obrigado por ouvir minhas lamentações pacientemente vc é o "CARA!". rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha de nada, Rechi!
      sabe que já li um livro chamado: "Porque você ainda não casou" e um dos capítulos era: "porque você é um cara"?! hahahah tá explicado.
      :-p

      Excluir